O serviço social da Apae de Arcos desenvolve ações sócio-educativas de cunho humanizador junto às famílias, com o objetivo de facilitar a relação interpessoal de seus membros, sua integração na comunidade e conseqüentemente a inclusão social. Sua principal meta é oportunizar à sua clientela o acesso aos serviços oferecidos pela instituição, bem como o conhecimento de outros serviços que possam facilitar a aquisição e ampliação de direitos.
As principais atividades desenvolvidas pelo assistente social na Apae são:
Entrevista com pais ou outros familiares para conhecer a realidade sócio-econômica da família;
Possibilitar e/ou facilitar contato entre equipe e familiares;
Realizar visitas domiciliares. Mediante as visitas domiciliares é possível conhecer as questões sociais que envolvem aluno/familiares, como local de moradia, condição desse local, relacionamento entre os membros da família, e identificar padrões e valores, verificando os fatos que possam interferir no atendimento do aluno;
Discutir junto à equipe multidisciplinar, informações relevantes sobre a questão sócio-econômica, apresentando os resultados da atuação do assistente social;
Registrar atuação em documentação especifica (relatório social, relatório de visita, ofícios, pareceres sociais, entre outros).
A principal atribuição do Assistente Social em todos os seguimentos da sociedade é trabalhar na defesa e ma garantia dos direitos.